Visual merchandising na Páscoa: qual a sua importância?

A exposição do produto em PDV é essencial para negócios que desejam vender mais nesta época do ano em que itens específicos se destacam nas gôndolas. Veja as estratégias que podem ser utilizadas pelo seu negócio.

08/04/2025

Saiba como ter boas ideias para expor produtos dentro de sua loja

Páscoa, data sazonal importante para as vendas

As vendas têm forte tendência de aumento neste período sazonal para diversos segmentos do mercado. É certamente importante que seu estabelecimento entre no clima desta data através do visual merchandising para impactar seu cliente no PDV, seja por meio de produtos específicos ou da decoração.

A decoração e o visual merchandising precisam reafirmar a identidade da sua marca do ponto de vista das vendas, pois expõe o seu cliente à uma experiência de compra importante para sua fidelização. Um ambiente envolvente, que possa explorar a utilização de cores, aromas e sabores, trarão, de fato, bons resultados.

Pessoa de pele negra escolhendo, acima dele, um ovo de páscoa com a embalagem na cor dourada junto a outros que estão pendurados à uma grade, em contexto de supermercado.
As vendas dos estabelecimentos tendem a aumentar quando entendem a necessidade de ter um visual merchandising que orne com a identidade visual da marca em conjunto com a data sazonal. Foto reprodução: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Como definir uma comunicação assertiva nas ofertas e promoções?

De acordo com Marisa Molinari, coordenadora de Trade Marketing da Embrast, é preciso levar em consideração a comunicação de ofertas e promoções em PDV na época de páscoa. Colocar cartazes descrevendo as características, negociar espaços para exposição em PDV e em encartes, atenção à mudança de etiqueta promocional (veja mais aqui), são alguns fatores importantes sobre comunicação em área de venda.

– Defina as mercadorias que irão entrar em promoção;
– Trace uma estratégia de comunicação que chame a atenção ao produto e ao seu preço promocional;
– Utilize elementos visuais que sejam favoráveis para a compra dos itens definidos;
– Jamais fuja da identidade visual do negócio. Esta fuga pode ser prejudicial à lembrança de marca do seu cliente;
– Sempre confira as informações e preços de produtos nas gôndolas e no checkout, assim como a etiquetagem;
– Mantenha o PDV sempre organizado e oriente sua equipe de reposição que evite períodos de ruptura nas gôndolas;
– Exponha produtos sazonais em diversos pontos pela loja de forma estratégica;
– Utilize cartazes, faixas de gôndolas, wobblers, entre outros tipos de comunicação;
– Tenha pontos de degustação em sua loja.

#PraGenteVer: Imagem mostra um dos corredores principais de um hipermercado, evidenciando placas promocionais, produtos exposto de maneira organizada. Alguns clientes estão caminhando no corredor consultando os preços dos produtos no PDV.
O planejamento é a primeira chave do sucesso de uma campanha. Vise traçar estratégias que alcancem as expectativas da empresa em relação a faturamento e relacionamento com o cliente. O visual, a experiência e a organização são fundamentais neste processo. Foto reprodução: Reinaldo Canato/VEJA.com.

Ações de Trade Marketing e merchandising

Molinari destaca também algumas ações de Trade Marketing que agregam nas vendas e no faturamento dos estabelecimentos:

– Sell-out: trata-se de um fator crucial, pois refere-se a venda do produto diretamente ao consumidor final, gerando receita para o negócio.
– Pontos extras: essa estratégia garante aumento da visibilidade, estímulo à compra por impulso, otimização de espaço, aumento do ticket médio, entre outros.
– Visibilidade: um dos pilares fundamentais para impulsionar vendas de qualquer estabelecimento, pois atrai novos clientes e aumenta o fluxo, cria desejo e melhora a experiência do cliente.
– Atendimentos de agência de promotores: atuando como uma extensão da sua equipe, o time de promotores foca em estratégias que engajam e influenciam o consumidor na decisão de compra.
– Frentes de produtos ampliada: essa é uma tática de Trade Marketing importante e que impacta consideravelmente as vendas e o faturamento dos estabelecimentos através da Área de Impacto Visual, ou seja, uma tática que facilita a localização e visualização do produto.

Decore a loja, mas não fuja da identidade

A decoração (visual merchandising) influencia diretamente na decisão de compra em um estabelecimento, seja ele no físico ou no digital, pois traz uma série de contribuições visuais interessantes à experiência do cliente. A disposição dos produtos, a utilização de wobblers e réguas de divulgação que sejam de acordo com a sazonalidade da época, são importantes pontos a serem destacados.

O marketing sensorial é uma estratégia que diversos tipos de negócios podem aplicar com muita eficiência, pois estimula os sentidos do corpo humano com o objetivo de criar uma conexão emocional com a marca. Essa estratégia pode ser adotada como um complemento para a decoração do estabelecimento.

Disponha os produtos sazonais em diversos pontos do negócio, oferecendo promoção e, em casos de alimentos, uma degustação especial. Posicione a circulação de pessoas em direção aos produtos que geram mais lucratividade, isso destaca os itens essenciais para o faturamento da sua loja. Além disso, oriente seus colaboradores para que atendam os clientes da melhor forma e que indiquem a compra desses produtos.

O visual merchandising é uma ferramenta fundamental para captar novos clientes e manter um relacionamento saudável com os que já conhecem a sua marca.

#PraGenteVer: Pessoa escolhendo ovo de páscoa com a embalagem na cor rosa dentre outras embalagens de cores variadas, em contexto de supermercado.
Todo o seu planejamento para as ações promocionais deve seguir a identidade do seu negócio, mas também organizar para que entre no clima sazonal. Aliás, é importante que seu cliente se sinta parte importante do seu negócio e tenha ótimas experiências de vendas. Foto/reprodução: Jornal da Cidade.

Produtos interessantes para suas ações

Tudo o que o seu cliente deseja, é encontrar os produtos certos, com qualidade e boas ofertas. Pensando nisso, separamos alguns itens do vasto catálogo da Embrast que vão ajudar nas vendas do seu estabelecimento.

– Papel manteiga e Cook Paper:
Excelentes, esses papéis são ideais para todo tipo de assado, sejam bolos, cookies ou até peixes, eles permitem maior praticidade no preparo de alimentos sem precisar lavar assadeiras ou formas.

– Forma de papel e assadeira de alumínio:
A praticidade de ter alumínio de qualidade é indispensável, pois especialistas indicam esses produtos para assar os tradicionais peixes na Páscoa, como o bacalhau, entre outros. Auxiliam ao assar o alimento uniformemente, destacando o sabor e mantendo sua temperatura. Perfeito para expor junto a freezers de produtos congelados que podem ser assados.

– Potes Pet transparentes:
Perfeitos para mousses, doces e, até mesmo, para presentear as crianças com chocolates. Para deixar ainda mais interessante, enfeite o pote pet com fitas, laços e demais acessórios temáticos de páscoa e exponha na frente de caixa.

– Linha de descartáveis:

Essenciais para o cliente que planeja celebração em família, a linha de descartáveis como copos e talheres, são práticas e evitam a bagunça na cozinha. São itens perfeitos para serem expostos, por exemplo, em diversos pontos da sua loja, seja perto de refrigeradores ou freezers.

– Guardanapos decorados:
Estes são itens fundamentais para seu cliente que deseja montar uma mesa posta para o almoço de páscoa. Afinal, são lindos guardanapos que agregam na beleza da mesa de comunhão com qualidade. São itens ideais para exposição em pontos de venda extras.

– Formas italianas e bandejas laminadas:
A infinidade de receitas que podem ser feitas nas formas italianas é impressionante, visto que são formas de diversos tamanhos e formatos. Sem dúvida, oferecem um leque amplo para assados como bolos doces ou salgados. Além das formas, as bandejas são lindas e agregam na decoração e exposição das receitas.

– Mangas para confeitaria:
Essas mangas são indicadas para quem gosta de dar um toque final à decoração dos bolos, principalmente nesta época de páscoa.

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Fontes:
- https://www.cdl-lajeado.com.br/especialista-em-visual-merchandising-sugere-decoracao-de-lojas-para-a-pascoa/#:~:text=%E2%80%9C%C3%89%20importante%20dizer%20que%20a,claro%20a%20ideia%20do%20neg%C3%B3cio.
- https://www.pricefy.com.br/blog/pascoa-no-varejo-prepare-a-sua-loja-para-as-vendas
- https://www.linkedin.com/pulse/o-poder-do-merchandising-na-p%C3%A1scoa-estrat%C3%A9gias-para-v8bcf/
- https://www.westwing.com.br/guiar/decoracao-de-loja/