Etiquetas de preço: vantagens ao utilizá-las nas gôndolas

Informar o cliente sobre “o que” e o “quanto” ele está pagando por um produto é de extrema importância, visto que isso agrega na construção do relacionamento. Veja neste blog como adequar seu negócio para as novas regras de informação de itens em etiquetas de gôndola.

21/11/2024

Sobre a importância de sinalizar os preços com etiquetas nas prateleiras do seu negócio

A importância das etiquetas em gôndolas

A automatização do processo de venda para todo e qualquer comércio é muito importante, visto que as etiquetas dos produtos são aliadas fundamentais deste processo. Etiquetar os itens facilita na hora de registrar as informações, além de fornecer dados para leitores de códigos de barras em PDV, atualizando preços de forma mais agilizada.

As etiquetas também ajudam o consumidor a identificar e conhecer as informações do produto que deseja adquirir, pois assegura o dever do varejista de expor os dados das mercadorias para seus clientes. Neste blog, vamos abordar sobre a importância de ter etiquetas que informem preços, promoções, informações de produtos, entre outros pontos essenciais para o seu negócio.

#PraGenteVer: imagem mostra contexto de supermercado com o foco na área de açougue, mostrando cortes de carnes e tendo ao fundo, de maneira desfocada, uma cliente escolhendo seu produto em uma prateleira.
Aliada fundamental da precificação, organização e do processo de venda de um produto, a etiquetagem deve fornecer informações importantes para clientes conforme nova Lei aprovada em 2021. Foto reprodução: Freepik.

Regra de precificação para etiquetas mudou. Você estava sabendo?

Desde 2022 está em vigor uma nova regra para identificação de produtos nos Pontos de Venda (PDV). A lei solicita que o preço por unidade de medida deve estar destacado nas etiquetas das prateleiras, estando abaixo do preço regular e de outros dados dos produtos. Mas qual é essa lei e o que ela diz?

De acordo com a Lei nº 14.181 de julho de 2021, o varejista deve ter mais transparência ao expor seu produto dentro de seu estabelecimento, facilitando o entendimento sobre as informações do item para que o cliente tenha melhor noção do que está pagando, com base na medida daquilo que compra. Dessa forma, o comprador consegue fazer o comparativo de dois produtos de marcas diferentes, com embalagens de pesos diferentes. O blog da SMarket, nos diz que a informação “nesta embalagem” é fundamental para esclarecer ao cliente que, por exemplo, os centavos fazem parte da composição do preço, por isso, devem estar no mesmo padrão e tamanho que os números da primeira casa decimal.

As etiquetas devem conter ainda informações relativas às características do produto: preço total, preço por unidade de medida e código de barras do lote. Deve-se adicionar também às etiquetas promocionais.

Art. 6º – XIII – A informação acerca dos preços dos produtos por unidade de medida, tal como por quilo, por litro, por metro ou por outra unidade, conforme o caso.”

#PraGenteVer: imagem mostra, em primeiro plano, um malhete utilizado pelo juíz que está ao fundo de maneira desfocada, mostrando ainda uma espécie de livro de leis.
Visando facilitar a identificação de produtos com informações relevantes para o bolso do consumidor, a Lei nº 14.181/21 decorre da grande alta de endividamento da população. Foto reprodução: RUNSTUDIO/Getty Images.

Etiquetas e suas funcionalidades

A utilização de etiquetas de preços para cada unidade de produtos de um mix inteiro de produtos, se tornou ultrapassado e obsoleto. Apesar de ser um processo demorado, etiquetar cada item ainda é comum em supermercados menores e de bairro, necessitando de muitas horas de trabalho de funcionários dos estabelecimentos, acarretando no desperdício de mão de obra. Porém, a identificação das mercadorias expostas em gôndolas é obrigatória no varejo, fazendo com que as prateleiras estejam padronizadas, agilizando os processos de precificação e organização, como a troca de preços e as ações promocionais.

Existem diversos tipos de etiquetas que se fazem presentes no mercado que podem ser utilizadas pelo seu negócio para destacar seus produtos, destacar um preço promocional, para organizar uma área específica, entre outras finalidades. Desse modo, podemos identificar dentro de um negócio as etiquetas comuns e de uso geral, as etiquetas especiais e/ou resistentes, os rótulos adesivos e as etiquetas de segurança. O mercado de etiquetas recebe novidades a todo momento, para assegurar cada vez mais a segurança das informações essenciais de produtos.

#PraGenteVer: imagem contextualiza uma cliente idosa fazendo cálculo em seu aparelho celular num contexto de supermercado, acompanhada de seu carrinho de compras em um corredor de supermercado, lendo informações dos produtos em etiquetas.
Com o intuito de fazer o varejista atualizar informações de produtos, a nova Lei traz benefícios à organização de descrições, de localização, de códigos de barra, entre outras vantagens. Foto reprodução: Freepik.

Como atender às novas normas de etiquetas?

A atenção para a precificação em etiquetas deve ser priorizada dentro do seu negócio, visto que as regras foram alteradas de acordo com a Lei nº 14.181/2021, como visto anteriormente. Pensando nisso, vamos colocar aqui os pontos que a lei exige nas etiquetas de gôndola, inclusive nas etiquetas promocionais.

– Preço por unidade de medida;
– Preço total;
– Características do produto;
– Códigos de barras;
– Demais informações.

De acordo com o Blog do Preço Prático, o intuito da mudança nas etiquetas de gôndola é gerar uma melhor educação financeira aos consumidores, fazendo com que os mesmos compreendam o quanto estão gastando financeiramente no consumo dos produtos, evitando, assim, o endividamento.

#PraGenteVer: imagem mostra pessoa realizando cálculos com diversas folhas em mãos simulando diversos boletos, em alusão as compras feitas em supermercados, estabelecimento comerciais, entre outros.
Atender às novas normas de informações em etiquetas de gôndola beneficia o seu estabelecimento e esclarece sobre o que seu cliente está pagando. Certamente, isso gera mais confiabilidade. Foto reprodução: Freepik.

Unidades de medida: o que devo considerar na etiqueta?

Conforme apresentado na nova lei, é obrigatório que as etiquetas informem o preço “inteiro” da unidade de medida. Se um produto possui 300ml, o comerciante deve garantir que na etiqueta de preço, conste o preço por mililitro. Além disso, deve conter também o preço que corresponda a um litro do produto.

De acordo com o blog do Sodexo, as etiquetas devem conter informações importantes ao consumidor como a proporcionalidade por unidade de medida correspondente, como:

– Quilograma: quando a quantidade do produto for medida em massa;
– Metro: quando a medida for de comprimento;
– Litro: quando a medida corresponder ao volume;
– Unidade: quando a unidade de medida não for apresentada como as anteriores.

#PraGenteVer: imagem mostra, em primeiro plano, um cliente fazendo a leitura da etiqueta de uma embalagem que está segurando em suas mãos e, em segundo plano, uma cliente escolhendo seu produto na prateleira. A imagem está em contexto de supermercado.
As etiquetas de gôndolas devem conter informações de preços “inteiros” da unidade de medida. Sem dúvida, as informações contidas devem respeitar a proporcionalidade por unidade de medida constada na embalagem. Foto reprodução: Freepik.

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Fontes:
- https://www.softecsul.digital/importancia-da-etiquetagem-correta-de-produtos-nas-gondolas-para-a-operacao-da-loja
- https://precopratico.com.br/vantagens-de-usar-etiquetas-de-gondolas-e-novas-regras/
- https://www.linkedin.com/pulse/etiquetas-de-g%C3%B4ndolas-como-melhorar-experi%C3%AAncia-compra-do/
- https://www.promtec.com.br/quais-tipos-de-etiquetas-existem-2/#:~:text=Etiquetas%20adesivas%20simples%20e%20econ%C3%B4micas,adapta%20melhor%20a%20essas%20superf%C3%ADcies.
- https://www.bztech.com.br/guias/etiqueta#:~:text=Etiquetas%20de%20Papel,-As%20Etiquetas%20de&text=S%C3%A3o%20mais%20utilizadas%20para%20controle,distintas%20e%20atendem%20determinadas%20situa%C3%A7%C3%B5es.
- https://www.sodexobeneficios.com.br/blog/novas-regras-de-etiquetas-para-supermercados/