ESG

A sigla que vem do inglês remete a Environmental (Ambiental), Social e Governance (Governança), e surgiu em 2005 em um relatório do instituto “Who Cares Wins” (Ganha quem se importa), liderado pela ONU.

Concluiu-se que quanto mais as empresas focam em ações visando melhores resultados ambientais, sociais e de governança, melhores são os seus resultados, não somente em sustentabilidade, mas também em lucratividade.

O ESG se refere a um conjunto de políticas, objetivos, metas e ações das empresas com foco em minimizar os impactos de seus negócios no meio ambiente, além de apoiar a criação de um mundo mais justo e manter os melhores processos administrativos na corporação.

E = ENVIRONMENTAL (AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE)
S = SOCIAL (SOCIAL, PESSOAS, COLABORADORES)
G = GOVERNANCE (GOVERNANÇA, ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA)

O que é ESG para a Embrast?

AMBIENTAL – Foco na regeneração dos territórios com atenção ao uso de recursos naturais, preservação da biodiversidade, eficiência energética e tratamento de resíduos.
SOCIAL – Cuidado com as pessoas, valorização da diversidade, relações de suporte à comunidade, capacidade de inovação e valorização da vida.
GOVERNANÇA – Valorização de políticas de transparência de líderes, diversidade na composição do conselho, qualidade dos comitês de auditoria, responsabilidade fiscal, ética e combate à corrupção.

“O plástico não vai para o mar sozinho. Eu acredito na movimentação da sociedade para a reciclagem e educação ambiental. Acredito muito na cadeia circular, que nunca para. (…) O papel da Embrast é gerar oportunidades. Tentamos profissionalizar nossa equipe de 300 pessoas. Acredito muito na formação das pessoas. Pagamos 80% dos cursos que algum colaborador queira fazer, desde que o curso esteja dentro do nosso plano de negócio. ”
Denisio Nascimento, CEO, em entrevista recente para o jornal O Município, de Brusque – SC.

Temos o orgulho de informar que estamos iniciando a implementação do sistema ESG Embrast, totalmente focado nos mais reconhecidos padrões internacionais e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que mais se alinham à nossa operação e modelo de negócio.

Os ODS como são conhecidos, são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos até 2030. Atualmente são considerados a “linguagem universal” entre as empresas para comunicar seus objetivos, metas e interesses.

Os-17-Objetivos-de-Desenvolvimento-Sustentável-da-Agenda-2030-da-ONU_V1

Em breve tornaremos públicos os nossos objetivos e metas do sistema ESG Embrast.

Whatsapp