Confira estratégias para aumentar o faturamento e manter seus melhores clientes fiéis a sua marca nesse blog!
A importância da época para as vendas
O Natal está chegando e, junto com ele, aquela sensação de fechar um ciclo. As pessoas compram mais, mas também prestam mais atenção em quem realmente fez diferença ao longo do ano.
Por isso, o Natal se torna uma ótima oportunidade para as marcas se aproximarem do cliente. Uma comunicação mais amigável, um agradecimento sincero, um atendimento mais personalizado ou até um gesto simbólico para mostrar que se importa têm um impacto muito maior nessa época.
E existe um detalhe importante: o final do ano é justamente quando muitos consumidores e empresas começam a reavaliar onde comprar e quem continuar usando no próximo ciclo. Mesmo que isso não seja o foco da sua comunicação, demonstrar atenção agora ajuda a reforçar a lembrança positiva e aumenta as chances de manter (ou conquistar) esse cliente para o ano seguinte.
O intuito desse blog é mostrar estratégias para fazer com que seu negócio seja lembrado e valorizado pelo comprador, fazendo com que ele continue a parceria em 2026!
Como fortalecer a relação com o cliente?
Compreenda o comportamento dele durante essa data
Durante as festividades finais, as empresas e os consumidores estão mais exigentes e com menos tempo. Por isso, é importante focar em alguns pontos para conquistar a venda:
- • Se antecipe: Identifique o momento ideal para entrar em contato, considerando a sazonalidade e o comportamento de compra.
- • Evite processos demorados: quanto menos etapas, formulários e idas-e-vindas, maior a chance de ele finalizar a compra.
- • Seja ágil: responda rápido, resolva sem complicar, ofereça opções práticas, demonstre eficiência!
- • Personalize a comunicação: demonstre confiança, ofereça soluções baseadas no histórico do cliente e destaque aquilo que realmente ajude o negócio dele nessa época.

Valorize seus clientes de longa data
Nos dias de hoje, em um mercado cada vez mais competitivo, ter um cliente fiel a você é uma missão complicada. Porém, há estudos como os de Philip Kotler que indicam que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente que você já possui. Por isso, é importante saber dar valor àqueles que confiam na sua marca há tanto tempo.
Invista em ações que reforcem o relacionamento
Existem pequenos gestos que fazem o cliente perceber que você lembrou dele. Coisas simples, mas que, ao demonstrarem gratidão e confiança, com certeza irão melhorar o dia da pessoa. Entre esses gestos, os brindes de fim de ano se destacam como uma forma simples e eficiente de reforçar o relacionamento:
- • Cartões de agradecimento personalizados são simples, baratos e memoráveis;
- • Itens de escritório como canetas, blocos, calendários, marcadores, porta canetas, além de úteis, podem ser customizados com a identidade da sua marca;
- • Kits temáticos com chocolates, bebidas, sachês de café, chás ou comidas típicas do natal são uma ótima opção quando não se conhece muito dos gostos do cliente, pois agradam a maioria das pessoas (até porque quem não gosta de um petisco?);
- • Cupons ou vouchers exclusivos ajudam também a estimular novas compras no início do próximo ano.

Como vender mais no natal?
Crie Campanhas de Marketing
Existe um ditado que diz que o marketing é a alma do negócio, isso porque sem ele sua marca simplesmente não chega até quem precisa dela. É o marketing que coloca sua marca na frente do cliente, comunica seus diferenciais e cria conexões que influenciam diretamente na decisão de compra.
Existem vários tipos de campanha, e cada uma delas tem seu objetivo específico, como por exemplo:
– As campanhas de branding, de acordo com o blog da beatz, tem como objetivo ampliar a visibilidade da sua marca, se mostrar para o seu público de interesse e para o mercado, afirmando para que veio;
– Se o foco for gerar pedidos, leads ou qualquer conversão imediata, temos as campanhas de vendas;
– As campanhas de conteúdo investem na conscientização sobre algo, tendo como propósito educar e ajudar o cliente compartilhando conteúdo relevante, que entrega valor para o público;
– Campanhas sazonais podem ter a mesma finalidade de qualquer outro tipo de campanha, a diferença é que elas são planejadas especificamente para um período ou data especial. Ou seja, é o tipo de campanha ideal para a época que estamos. Geralmente são selecionados produtos que são mais procurados nessa data, mensagens temáticas, e um padrão de comunicação para todos os canais de divulgação.

Ofereça benefícios
Em épocas especiais como a que estamos prestes a viver, oferecer condições especiais para os clientes que realizaram compras com você durante o ano ou com novos clientes é uma ótima forma de impulsionar as vendas. Uma pesquisa feita pela Opinion Box revela que: dos fatores que levam um cliente a comprar determinado produto ou contratar um serviço…
– 67% consideram o frete grátis decisivo;
– 54% escolhem pelo preço baixo;
– 44% valorizam um prazo de entrega curto;
– 29% destacam o atendimento rápido e preciso;
E na Embrast?
Na Embrast, esses benefícios não são exclusivos do Natal. Eles fazem parte da nossa rotina durante todo o ano! Oferecemos sempre as melhores condições para o seu estabelecimento.
Solicite orçamento ao nosso time do Canal de Vendas através do WhatsApp, por Ligação Telefônica ou por e-mail. Se preferir, encontre aqui o representante que atua em sua região.
Fontes: - https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/como-aproveitar-o-fim-de-ano-para-fortalecer-seu-relacionamento-com-os-clientes - https://www.talkscience.com.br/veja-como-manter-o-bom-relacionamento-com-o-cliente-no-final-de-ano - https://blog.sebraealagoas.com.br/gestao/dicas-para-melhorar-o-relacionamento-com-o-cliente/ - https://beatz.com.br/blog/campanha-branding/