Estamos na reta final até a data mais importante do ano (em venda), que é o Natal. Trata-se de um período de grande consumo no mundo todo, onde clientes estão mais propícios a realizar compras com mais frequência. Veja no blog um pouco mais sobre o tema.
Comentando sobre a importância da sua loja estar preparada para atender seus clientes
Aumentar vendas é investir em Trade Marketing?
Todo negócio deve estar preparado para atender seus clientes da melhor forma possível e sempre é necessário ter um olhar para o Trade Marketing, porque é através dessa ferramenta poderosa que seu negócio se comunica com o consumidor de forma direta, fazendo aumentar vendas no PDV. Essa comunicação precisa estar alinhada com as datas sazonais para que a persuasão seja mais assertiva. Neste fim de ano, a importância dessa comunicação fica ainda mais evidente visto que trata-se de uma época de aumento na tendência das vendas em muitos estabelecimentos.
Vamos abordar aqui um pouco sobre como potencializar as vendas em loja na reta final de ano, antes do Natal. É um tema simples, porém super importante e que, muitas vezes, não nos damos conta ou a importância que merece. Vamos lá?
Datas sazonais e possíveis ações para aumentar vendas
Não há uma receita de bolo perfeita para todos os negócios ou uma estratégia padrão que “dá certo” se for aplicada em seu estabelecimento. É necessário se aprofundar no ramo do seu negócio, porém, já estamos no período natalino e é preciso pensar em como potencializar ainda mais as vendas. Sobre isso, vamos listar aqui alguns pontos que podem ser adotados em seu negócio, visto que é preciso que já tenha um entendimento sobre seu modelo.
Como está o seu estoque?
Essa é uma pergunta muito importante, pois isso pode definir sobre a preferência do cliente pelo seu negócio. Sem dúvidas, esta é uma época que exige muita atenção em fornecer o melhor atendimento ao consumidor, e quando falamos de atendimento, também estamos falando sobre o produto que você deve ter em seu negócio.
Avalie seu concorrente e perceba o mix de produtos que ele possui nas prateleiras, crie um canal de sugestões através de aplicativos, e-mail, lista de transmissão ou, até mesmo, papel, caneta e uma urna em cada frente de caixa, entre muitos outros.
Explore o FOMO em sua loja
Quando esta estratégia é utilizada de forma ética e consciente, pode se tornar uma poderosa ferramenta de vendas no varejo. Ela cria um senso de urgência e fortalece o relacionamento com seus clientes, impulsionando as vendas. Para isso, recomendamos sempre que haja transparência sobre promoções e ofertas, opte pela personalização a cada cliente com produtos e promoções relevantes e faça ações com ética, respeitando os limites dos clientes. A chave para o sucesso está em encontrar equilíbrio entre a criação de desejo e a construção de relacionamentos duradouros com os clientes.
Valorize seus clientes leais
Segundo o blog Cielo, um simples reconhecimento pode funcionar como uma boa alavanca do negócio, aumentando, assim, a fidelização dos consumidores. Por exemplo, crie uma lista com os clientes que mais compraram em seu estabelecimento durante o ano e retribua-os com cupons de desconto, promoções especiais, frete grátis, um brinde especial, etc. Isso é muito importante para criar um relacionamento saudável entre seu negócio e seu cliente.
Decore seu PDV para aumentar vendas
Utilize cores vibrantes, elementos natalinos clássicos e iluminação especial. Esse é um dos pontos fortes e atrativos para o aumento das vendas em PDV, pois retém atenção dos compradores que estejam passando. Displays chamativos com os produtos mais vendidos e com promoções exclusivas. Atente-se ao perfil de seus clientes, além de investir em materiais de qualidade.
Faça degustações e demonstrações de produtos
De acordo com o blog Electi, “O contato com os produtos oferecidos pode ser decisivo na hora da decisão de compra dos shoppers”. Construa confiança nos produtos que seu estabelecimento vende. Os promotores são peças-chave nas ações de degustação ou demonstração, através da abordagem correta, do manuseio ou degustação, que a decisão de compra pode estar guardada.
Por que o fim de ano é uma época lucrativa?
Em virtude de uma cultura consumista, os consumidores em geral relacionam a época do ano à comemorações, presentes e celebrações, tornando-se uma época perfeita para o lucro do comércio. Os fatores que impulsionam as vendas são o 13º salário, as datas comemorativas, promoções e descontos, expectativas de um novo ciclo, entre outros.
É um período perfeito também para o lançamento de novos produtos, pois isso pode atrair clientes fiéis e também os novos clientes, atraindo a atenção em busca de presentes únicos e exclusivos, por exemplo. O fim de ano é um período propício para o aumento das vendas devido a uma combinação de fatores culturais, econômicos e mercadológicos.
Oportunidade e soluções de vendas com a Embrast
Uma ótima época para o faturamento das lojas é a de fim de ano, por conta das comemorações, festividades e boas compras. É uma oportunidade e tanto para o aumento no faturamento, para mais vendas e para conquistar novos clientes.
Para ajudar nesta missão, a Embrast dispõe do melhor mix de produtos, com a melhor negociação do mercado. Nosso atendimento é personalizado e pode ser feito através do Canal de Vendas ou por Representantes Comerciais.
Solicite orçamento através do WhatsApp ou pelo Ligamos para Você. Fontes: - https://blog.cielo.com.br/dicas-e-historias-de-sucesso/vender-mais-final-de-ano/ - https://maximatech.com.br/vender-mais/ - https://electiservicos.com.br/blog/trade-marketing-sazonal/ - https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/sebrae-parana/juntos-para-empreender/noticia/2024/10/31/5-dicas-para-vender-mais-no-final-de-ano.ghtml