22 abr 2021

Como incluir as crianças nas tarefas de casa?

Mother and little girl cleaning house and playing together

Desde muito pequeno as crianças, podem aprender tarefas muitas vezes restritas aos adultos, com alguma ajuda e supervisão de um adulto, claro.
Por exemplo que tal criar um kit de limpeza para que seu filho? Incentivo a utilize sempre que sujar algo ou quiser colaborar na hora da limpeza da casa.

Um balde, pulverizador, uma pá de lixo pequena com vassourinha de mão e outros objetos que achar necessários, como espanador, escova e etc.
Deixe esse kit em algum local acessível para a criança e a convide a limpar a bagunça assim que a fizer, com o tempo, ela aprenderá a fazer isso sozinha.

Outras sugestões de atividades que seu filho pode fazer desde pequeno:

  • Limpar paredes e rodapés;
  • Limpar a água derramada;
  • Varrer a sujeira para uma área determinada;
  • Varrer em torno de onde comeu e limpar a mesa e a cadeira;
  • Organizar o próprio quarto;
  • Auxiliar durante a lavagem da louça;
  • Recolher os brinquedos, após o termino da brincadeira.

iStock-956818886

Isso também vai ajudar a criança a aprender sobre consequências. Ou seja, sujou, limpou. Vale ainda para a fase do desfralde, pois, limpar o xixi fora do lugar vai ajudá-la nesse treinamento/aprendizado, as tarefas devem ser introduzidas na rotina da criança de acordo com a sua idade e maturidade emocional.

Tudo, claro, deve ser conduzido de maneira tranquila, sem brigas, os pequenos adoram participar dessas atividades e vão aprendendo desde cedo.

É claro que brincar é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos, assim como ir para a escola e descansar. Eles precisam ter tempo de fazer tudo isso sem serem sobrecarregados.
Aos poucos, porém, de acordo com a idade de cada criança, incluir tarefas em sua rotina é essencial para ajudá-la a desenvolver responsabilidade e várias outras habilidades.

Happy family man father householder and child daughter in laundry with washing machine

Essas pequenas tarefas ajudam a desenvolver a responsabilidade e dar valor ao trabalho, ensinam o trabalho em equipe, o planejamento e a organização e também estimula a autoconfiança e a independência.

Tarefas novas devem ser sempre acompanhadas e supervisionadas. Essa é uma oportunidade de a criança aprender que vidros cortam, que equipamentos elétricos podem dar choque e que produtos de limpeza podem ser tóxicos.
O adulto responsável tem o papel de ensinar tudo isso e evitar qualquer acidente.

Fontes:  https://bityli.com/rp3pZ | https://bityli.com/6o9Sn

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Whatsapp