01 nov 2020

Novembro Azul

Sem-Título-1

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, esse é um dos cânceres mais comuns no mundo e tem prevalência em homens com idade acima de 65 anos.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras, ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas, em vários países, o Movember se tornou mais do que uma simples campanha de conscientização.

Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Men's health disease, on prostate cancer or mental illness concept with male patient having consultation with doctor or psychiatrist working on diagnostic examination in medical clinic or hospital

Entretanto, a campanha vai além, buscando conscientizar a respeito da necessidade de cuidados especiais com a saúde integral do homem, abrangendo temas como doenças crônicas, por exemplo, a hipertensão,  infecções sexualmente transmissíveis, bem estar  e a saúde mental.

A campanha é realizada por meio de ações que objetivam promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames de rotina, quebrando alguns preconceitos a respeito da realização de determinados exames e estimulando os homens a manterem uma rotina que promova a saúde e bem-estar. No Brasil, durante o mês de novembro, diversos prédios iluminam-se de azul em menção à campanha.

A Conscientização a respeito do câncer de próstata, geralmente apresenta um desenvolvimento lento e assintomático. Essa doença afeta a próstata, uma glândula presente em indivíduos do sexo masculino, é um dos cânceres de maior prevalência no mundo, cerca de 15% dos homens apresentarão esse tipo de câncer.

Fatores de risco: O câncer de próstata apresenta alguns fatores de risco, como idade elevada (acima dos 50 anos); casos de câncer de próstata na família (pai, irmão); ser negro; apresentar sobrepeso ou obesidade.

Sintomas: Em muitos casos, o câncer de próstata é assintomático. Quando há sintomas, podem surgir dificuldade de urinar, aumento na frequência da urina, diminuição do jato de urina e presença de sangue no xixi. É importante destacar que esses sintomas também estão relacionados a doenças benignas da próstata.

Diagnóstico: A análise histopatológica de tecido da próstata permite o diagnóstico da doença. Esse exame é realizado após a detecção de alguma anormalidade por meio do exame de toque retal ou do exame de aumento do PSA. O exame de toque retal é realizado para avaliar se há alterações na glândula, como o tamanho, se ela se apresenta mole ou granulosa e se causa dor. O PSA é um exame de sangue que mede os níveis do antígeno prostático específico, que é produzido pela próstata. Uma concentração elevada dessa proteína pode ser indicativo da doença.

Tratamento: Cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal podem ser indicados. O médico determinará a melhor forma de tratamento de acordo com cada caso.

Blue ribbon for prostate cancer awareness and men's health care concept with bow color in doctor support or patient hands

A próstata, ou glândula prostática, é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada em frente ao reto e abaixo da bexiga. Ela é responsável pela produção de parte do líquido seminal, o qual protege e nutre os espermatozoides. Essa glândula pesa cerca de 20g, no entanto, com o avançar da idade, a partir dos 40 anos, ela apresenta um aumento normal (benigno) de tamanho.

Algumas atitudes são essenciais para garantir saúde e bem-estar, como manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas, evitar o sobrepeso e a obesidade, além de claro manter em dias os exames de rotina e manter um comportamento sexual seguro.

Cuidar da saúde também é coisa de homem. Previna-se!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Novembro_Azul 
https://bit.ly/37VDzGT

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Whatsapp