28 jul 2020

Home Office: O conceito do momento

working from home concept, text HOME OFFICE on wood cubes besides laptop computer and notepad on desk

Cumprir suas tarefas com maior conforto e autonomia em sua casa é uma das coisas que veio junto com a pandemia.
O home office já se   provou eficiente, principalmente nos últimos meses, cada vez mais empresas estão reconhecendo as vantagens desse modelo flexível de trabalho.
O home office já era uma tendência global que já vinha conquistando empresas e profissionais em todo o Brasil, porém com a chegada do novo coronavírus ela se tornou uma necessidade, principalmente nos grandes centros, mas tem algumas coisas essenciais para tornar essa mudança mais tranquila, para aqueles que ainda estão em fase de transição.

A primeira é que para que isso funcione, a empresa terá que ter a estrutura necessária para essa modalidade.
A segunda coisa que devemos estar cientes, é que essa rotina de trabalho não é para todo mundo, e que algumas pessoas estão cotando os dias para voltar a sua mesa de trabalho, e tudo bem, isso não é uma problema, devemos manter o otimismo, que logo isso vai passar.
Mas temos algumas dicas bem úteis para que essa mudança não seja tão traumática.

Tired young woman in office having headache working on project

O home office só funciona se as ferramentas de comunicação online forem capazes de dar conta de todas as tarefas e responsabilidades do cargo.
Além disso, você precisa ter um ambiente favorável em casa, uma família disposta a colaborar e um escritório adequado.
Pijama e pantufa não combinam com home office, se você acha incrível a ideia de trabalhar de pijama e pantufa na frente do computador, é porque nunca colocou em prática.

Pode ser divertido em um primeiro momento, mas as roupas têm grande influência sobre o nosso comportamento e disciplina, uma atitude desleixada pode gerar negligência nas tarefas e comprometer a seriedade, mesmo que de forma inconsciente.

Por isso, se quiser entregar um trabalho de qualidade e continuar no home office, é melhor se vestir como se estivesse no escritório.

Mas também existem suas vantagens, se você encarou as verdades do home office e continua interessado, está na hora de conhecer seus privilégios.

Young black family busy working in their kitchen

Para começar, o trabalho remoto permite que você defina seus próprios horários, métodos e critérios.

Assim, você pode trabalhar no período em que se sente mais produtivo, traçar suas metas e ser seu próprio “chefe”.

A independência também é uma chance de entregar seu melhor em cada projeto, trabalhando com foco total e sem interferências externas, além de ser uma  excelente oportunidade de ficar mais perto da família e reduzir o estresse.

Além disso, você ainda pode ter uma alimentação caseira e saudável, manter o espaço organizado do seu jeito e brincar com o cachorro na pausa do café.

O home office também é altamente vantajoso para a empresa, tanto na redução de custos quanto nos ganhos de produtividade e engajamento.

Se o objetivo é trabalhar em casa, a experiência tem que ser mais produtiva e gratificante do que no escritório.
No home office, a tendência é trabalhar mais intensamente e sem interrupções, por isso, você precisa fazer pausas para se alongar e cuidar da postura, evitando longos períodos sem se mexer.

Aliás, aproveite sua independência para incluir atividades físicas na rotina, no horário em que estiver mais disposto.

Portrait of pretty young woman eating an apple and working at home.

Depois desse verdadeiro manual do home office, você já deve ter uma boa ideia de como será a experiência fora da empresa, não há dúvida das vantagens: maior liberdade de atuação, flexibilidade de horários, adaptabilidade de rotina e uma saudável fuga daquele trânsito até o trabalho.

Mas não deixe encarar o home office a sério, sob o risco de comprometer seu rendimento.

Para que o trabalho remoto valha a pena, você precisa ser capaz de imprimir seu próprio ritmo de produção e manter o foco nas tarefas.

Além disso, não pode abdicar de muita disciplina, dedicação e talento para a autogestão.

FONTE: https://neilpatel.com/br/blog/home-office/

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Whatsapp