12 jun 2017

Forma de alumínio pode ir no micro-ondas?

forma-de-aluminio-para-microondas 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Você já deve ter ouvido falar que utensílios de alumínio ou de outros metais não podem ser colocados no forno micro-ondas, não é? Mas afinal, uma forma de alumínio pode ir no micro-ondas?

Com a evolução da tecnologia dos fornos micro-ondas, a ideia de que não se pode utilizar um produto em conjunto com o outro caiu por terra. Desta forma, é possível afirmar que as formas de alumínio podem sim ser utilizadas dentro deste tipo de forno. Desde que isso seja feito da maneira correta.

Por este motivo, separamos algumas dicas de boa utilização das embalagens de alumínio que te ajudarão a desmistificar essa lenda.

 

Atente-se ao tamanho da embalagem

tamanho-da-embalagem

Utilize apenas embalagens com até 3,5cm de profundidade. Embalagens mais profundas devem ser colocadas em um recipiente de vidro ou refratário com água para completar o aquecimento em banho-maria.

 

Preencha mais da metade da forma

preencha-mais-da-metade-da-forma

É preciso que o alimento cubra pelo menos, metade do interior da forma. Aquecer porções menores do que a embalagem, deixando partes vazias, pode representar riscos ao cozinheiro.

Desta maneira, procure sempre ocupar grande parte do conteúdo das embalagens, a fim de garantir que o aquecimento seja uniforme.

 

Centralize a forma no forno

centralize-a-forma-no-centro

A fim de manter a forma o mais afastado possível das laterais do equipamento, é necessário centralizá-la sobre o prato do micro-ondas, para que não provoque faiscamento. A distância mínima recomendada é de 3 cm em todos os lados.

Para isso, verifique também se o micro-ondas está nivelado para que a embalagem não escorregue com o movimento do prato giratório.

 

Retire a tampa protetora

retire-a-tampa-protetora

Antes de levar a embalagem ao forno, é imprescindível que a tampa protetora da forma seja removida, para que as micro-ondas possam atuar no alimento.

Para manter o vapor e também para que os respingos não sujem o interior do aparelho, coloque em seu lugar uma cobertura de papel manteiga ou uma tampa especial para micro-ondas que dará uniformidade ao aquecimento.

 

Utilize uma forma de cada vez

uma-forma-de-cada-vez

Nunca utilize ao mesmo tempo duas embalagens de alumínio no forno micro-ondas. Assim como no caso das partes vazias, sem alimento, e da proximidade da forma com as laterais do forno, quando duas embalagens descartáveis de alumínio são colocadas ao mesmo tempo sobre o prato giratório, há grandes riscos de ocorrer faiscamento, o que pode dar início a um incêndio na cozinha.

O mesmo ocorre quando a embalagem descartável de alumínio é colocada sobre uma grelha metálica.

 

Viu só como uma forma de alumínio pode ir no micro-ondas? Com estas instruções, basta ajustar o tempo e colocar o alimento para assar, sem perigo algum. E isto serve tanto para alimentos crus como para alimentos congelados.

As formas de alumínio resistem a todo o tipo de mudanças extremas de temperatura. Sendo assim, você pode utilizá-las para cozinhar, congelar, aquecer e ainda deixar o alimento na própria embalagem para ir à mesa. E no site da Embrast é possível encontrar as formas perfeitas, para diversas finalidades.

 

Caso tenha ficado com dúvidas ou queira fazer alguma sugestão, deixe o seu comentário.
Até a próxima!

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Whatsapp