24 maio 2017

Qual a importância do uso de luvas na manipulação dos alimentos

luvas-para-manipulaçao-de-alimentos 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Fazer uso de luvas na manipulação dos alimentos é essencial garantir a segurança, tanto dos próprios funcionários como também dos clientes. E ao contrário do que se pode imaginar, não basta apenas colocar as luvas e se livrar de qualquer risco – é preciso conhecer os seus tipos e saber como e quando utilizá-las.

Para facilitar a escolha das luvas descartáveis, vejamos quais delas são as melhores para cada momento na cozinha.

Por que não se pode trabalhar sem luvas de manipulação dos alimentos

porque-nao-se-pode-trabalhar-sem-luvas

As luvas descartáveis são um EPI importante na cozinha, pois evitam os riscos de contaminação através dos alimentos. O objetivo delas é isolar as mãos dos profissionais dos alimentos e de outros materiais de risco. Dessa forma, os funcionários ficam livres de determinadas doenças, evitando, também, sua transmissão bem como transmiti-las para os consumidores finais.

Mais do que utilizar luvas descartáveis, é preciso higienizar as próprias mãos antes de manipular os alimentos. Sem esse cuidado, o uso das luvas se torna irrelevante. Por isso, lave bem as mãos ao entrar na cozinha por pelo menos 20 segundos, com materiais próprios de higienização. E não se esqueça de contemplar todas as áreas da mão nesse momento, para garantir uma proteção completa.

Quando não é preciso utilizar luvas para manipulação de alimentos

quando-nao-e-preciso-utilizar-luvas

É importante salientar esse ponto. Para saber como manipular alimentos corretamente, é preciso destacar os momentos em que as luvas descartáveis são desnecessárias. Salvo em casos onde haja contato com materiais mais perigosos, um cozinheiro não precisa de luvas para preparar alimentos que tenham o auxílio de outros utensílios de cozinha. Seu uso também é desnecessário para pratos em altas temperaturas.

O uso deve ser restrito durante a manipulação de alimentos crus diretamente; em alimentos prontos para consumo, que não sofrerão nenhum outro processo de preparo; e no caso de alimentos que passarão por um processo de higienização, como frutas, vegetais e legumes.

Quando se deve trocar as luvas descartáveis?

quando-se-deve-trocar-as-luvas-descartaveis

Justamente por se tratarem de modelos descartáveis, seu uso não deve ser repetido. Ao finalizar a manipulação dos alimentos, as luvas devem ser jogadas fora. Além disso, sempre que o usuário tocar em locais potencialmente contaminados com as luvas (corrimões, latas de lixo, materiais de limpeza, etc.), elas devem ser trocadas, pois sua eficiência foi perdida.

Quais tipos devem ser usados?

tipos-que-devem-ser-usados

Atualmente, existem diversos tipos de luvas descartáveis para cozinhas. As luvas de látex, nitrílica e malha de aço possuem aplicações adequadas para várias situações e um cozinheiro habilidoso faz um bom uso sem desperdícios.

Vejamos como aplicar essas luvas.

Látex

São ótimas para manipular peixes, bem como atividades gerais na cozinha. Porém, é importante que sejam descartadas assim que o uso for finalizado. Além disso, os usuários devem ter certeza de que não possuem alergias relacionadas ao material da luva.

Nitrílica

Feita de borracha sintética, é uma alternativa viável para quem possui alergia ao látex. Contudo, ela possui baixa resistência ao atrito, o que pode exigir um uso prévio de talco nas mãos para evitar feridas.

Malha de Aço

São mais adequadas para a realização de cortes de carnes, garantindo ao mesmo tempo proteção e aderência. Ao ontrário das outras luvas, elas pode ser lavadas com água e produtos desinfetantes e guardada para uso posterior. Porém as demais regras, como toques em regiões contaminadas, continuam valendo.

Ao fazer uso das luvas na manipulação dos alimentos, você garante pratos mais apetitosos e caprichados, garantindo a segurança dos clientes e a satisfação dos mesmos.

São cuidados mínimos como estes que aumentam a confiança no negócio. Portanto, não deixe de levar essa atenção em conta.

 

Até a próxima!

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Whatsapp