05 set 2016

5 dicas para usar corretamente o papel alumínio

usar-corretamente-papel-alumínio5

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,50 de 5)

Loading...

O papel alumínio é um item muito flexível e versátil, encontrado em todo o tipo de cozinha. Ele costuma ser útil para embrulhar comidas, manter a temperatura dos alimentos e para uma série de outras atividades que muitas pessoas não conhecem, como afiar os utensílios de cozinha, por exemplo. Por este motivo, separamos cinco dicas que irão te ajudar a aproveitar, da maneira correta, todos os benefícios deste produto multifuncional.

Use do lado certo

usar-corretamente-papel-alumínio7

Muitas pessoas acreditam que o papel alumínio tem apenas um lado certo. Na verdade ambos os lados do papel alumínio podem ser utilizados, porém, há utilidades diferentes para cada uma das partes.

Para assar os alimentos, o ideal é manter o lado brilhante do papel alumínio para dentro. Por ser mais lisa, a parte brilhante adere menos à comida, evitando que a casquinha do assado grude no papel, além de fazer com que os alimentos cozinhem mais rápido, já que a parte brilhante reflete melhor o calor, impossibilitando que o calor abandone a comida.

Para congelar os alimentos é aconselhável manter o lado brilhante para fora, pois se o congelador for aberto, o papel de alumínio refletirá o calor, mantendo o alimento refrigerado por mais tempo.

Conserve os alimentos

usar-corretamente-papel-alumínio6

Embrulhar as frutas com papel alumínio faz com que elas se conservem por muito mais tempo, mesmo estando fora da geladeira. Mesmo a banana, que estraga rapidamente, tende a se conservar por muito mais tempo. O importante é se certificar de ter envolvido toda a fruta com o papel, para que nenhuma parte entre em contato com o ambiente.

Para segurar o calor do pão recém-feito, só é preciso envolvê-lo em uma folha de papel alumínio, com a parte brilhante virada para dentro. Você também pode embrulhar sanduíches frio e quentes, feitos com antecedência, para um piquenique. Para isso, coloque-os sobre a folha de papel alumínio, enrole-a em volta do sanduíche e dobre as extremidades para baixo cuidadosamente. Horas mais tarde, quando for comê-los, eles permanecerão na mesma temperatura de quando foram feitos.

Além disso, você também pode conservar o alho, a cebola e outros temperos, que não estão sendo utilizados, com a ajuda do papel alumínio. Além de evitar que o mau cheiro se espalhe pela geladeira, este processo ajudará a manter a umidade e o frescor dos alimentos.

Acabe com a sujeira

usar-corretamente-papel-alumínio

O papel alumínio também é um importante aliado na hora de evitar a sujeira. Antes de assar ou gratinar os alimentos no forno, cubra o fundo com papel alumínio para evitar que possíveis respingos grudem no forno. Após esfriar, retire o papel, jogue-o fora. Apenas lembre-se de não utiliza-lo permanentemente para não estragar o forno.

Ele também serve de protetor de fogão na hora de preparar frituras e molhos, basta colocar o papel sobre a chapa, deixando os bicos das chamas livres. Depois, ficará muito mais fácil de limpar, visto que é necessário apenas jogar o papel fora e substituí-lo por outro quando for fazer frituras.

Você também pode preparar um jantar inteiro sem ter uma única panela para lavar. Como? Cubra uma assadeira com papel alumínio resistente, acrescente carne, legumes e um molho de sua preferência. Dobre bem a parte de cima da folha, de modo que ela se encontre bem envolta sobre a carne. Coloque no forno e deixe assar. Quando o jantar estiver pronto, retire a carne e jogue fora o papel alumínio.

Ainda é possível forrar o fundo do grill ou da torradeira com papel alumínio, para recolher facilmente a gordura e os restos de alimento.  Mas se você esqueceu de forrar o aparelho com o papel, basta esfregar uma bolinha de papel alumínio, como se fosse uma esponja de aço, para remover as sujeiras mais difíceis. O mesmo vale para panelas e grelhas de churrasco, que vão ficar limpinhas e brilhantes após alguns minutos.

Afie os instrumentos

usar-corretamente-papel-alumínio4

As tesouras, assim como as facas possuem uma vida útil limitada, principalmente quando não são utilizadas com cuidado. Caso queira melhorar o fio de corte dessas ferramentas utilize o papel alumínio. Amasse bem o papel, dobre e depois vá fazendo cortes com a tesoura, ou com a faca. Repita esse processo 10 vezes seguidas e aproveite a nova vida das suas ferramentas.

Não leve ao micro-ondas

usar-corretamente-papel-alumínio5

Você deve ter chegado até aqui imaginando que o papel alumínio pode ser utilizado em todo o tipo de tarefa. Mas é preciso salientar a importância de jamais utilizar este tipo de material dentro do micro-ondas. Os campos elétricos do eletrodoméstico fazem com que correntes de eletricidade passem pelo metal que, mesmo que esteja cortado em pequenos pedaços, fica sobrecarregado, podendo até causar um incêndio. Além disso, se o papel alumínio estiver amassado, a corrente elétrica que passa por ele irá causar faíscas, que são igualmente perigosas.

Preparado para desfrutar de todas as possibilidades do papel alumínio?

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Whatsapp