14 nov 2017

Filme de PVC ou plástico filme pode ir ao forno?

filme-de-pvc-ou-plastico-filme-pode-ir-ao-forno

O papel de cozinha transparente, papel filme ou plástico filme é um dos materiais mais úteis quando pensamos em armazenamento e conservação de alimentos. Utilizado em todo o mundo, é impossível imaginarmos uma cozinha sem esse item essencial, extremamente prático e higiênico.

Por ser muito aderente, o plástico filme retira o ar da embalagem e conserva muito bem os alimentos e por ser transparente, permite ver o estado dos mesmos. O plástico filme evita que os alimentos escureçam ou fiquem ressecados, além de não deixar que fiquem cheiros desagradáveis na geladeira, por exemplo.

 

Mas, afinal, o plástico filme pode ir ao forno?

Embora o PVC seja inofensivo, o filme pode derreter e colocar sua saúde em risco. Portanto, para sua segurança, nunca leve o produto ao forno. Também evite que este entre em contato panelas, potes e frigideiras em alta temperatura. Nestes casos, substitua o papel filme por papel manteiga.

 

No micro-ondas pode?

Diferente do que ocorre no forno convencional, o plástico filme pode sim ser levado ao micro-ondas. No entanto, ao ser usado para descongelar, aquecer ou reaquecer a comida, o recomendado é que ele não entre em contato direto com o alimento que, em alta temperatura, pode ocasionar o derretimento do plástico.

Neste vídeo, você pode conferir como fazer pipoca usando o filme de PVC no micro-ondas.

Além disso, após cobrir o alimento, é preciso fazer pequenos furinhos no plástico ou levantar uma de suas bordas, para que o vapor quente escape. Com isso, você evita possíveis queimaduras.

 

E no congelador ou freezer?

Ideal para separar pequenas porções de alimento, como carnes, peixes, frangos, tortas e bolos, o plástico filme é a melhor alternativa para manter a conservação dos alimentos antes e durante a sua armazenagem no congelador ou freezer.

É importante ressaltar, no entanto, que a durabilidade do filme fica comprometida depois de ser armazenado por longos períodos em ambientes de baixa temperatura.

 

+ Leia também:

Forma de alumínio pode ir no micro-ondas?

5 dicas para usar corretamente o papel alumínio

 

Outros cuidados que também precisam ser levados em conta

Por conta da sua elasticidade e excelente aderência ou liga do filme plástico, o plástico filme se tornou um aliado nas cozinhas, tanto comerciais, quanto residenciais.

No entanto, para aproveitar ao máximo as vantagens deste produto, é preciso evitar que o mesmo seja manipulado com as mãos ou em superfícies mal higienizadas. Do contrário, a durabilidade do alimento e a salubridade de quem irá consumi-lo ficam prejudicadas.

Além disso, o filme de PVC Bompack dispõe de um importante diferencial: a virola, que facilita o desenrolar do filme.

No site da Embrast, você encontra diversas configurações de plástico filme para usar em seus processos, além de uma linha completa de produtos que visam proporcionar a máxima qualidade das suas receitas.

 

E caso tenha ficado com dúvidas ou queira fazer alguma ressalva acerca deste tema, entre em contato conosco!

 

Até a próxima!